Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Óptica > Chico rala coco (Furukawa)
Início do conteúdo da página
Óptica

Chico rala coco (Furukawa)


Descrição e conteúdos Abordados

Modo de fazer: Coloque o tubo com água em cima do suporte e espere que a bolha se mova para o final do tubo. Em seguida, segure a extremidade oposta em que se encontra a bola, a levante um pouco e observe o que acontece com as letras enquanto a bolha caminha sobre elas. 

Explicação: Inicialmente, olhando através do vidro, temos a impressão que somente a palavra "RALA" (em vermelho) está invertida. Porém, olhando com mais cuidado, podemos observar que todas as palavras estão invertidas. Como todas as demais letras das palavras “CHICO” E “COCO” são simétricas com relação ao eixo vertical, não é possível perceber que elas também estão invertidas.

A imagem formada se inverte por causa da lente cilíndrica formada pelo vidro contendo água, que funciona como uma lente convergente, cuja característica é inverter imagem na direção perpendicular ao comprimento, quando o objeto (as letras escritas na base do suporte) estiver posicionado adequadamente, além da distância focal da lente.  Porém, pode-se observar outro efeito curioso: levantando um dos lados do tubo, podemos fazer com que a bolha de ar passe lentamente de um lado para outro. Quando a bolha passa pelas palavras, percebemos que a imagem das letras não se invertem mais, pois a bolha forma na água uma lente divergente, que anula o efeito da lente convergente.


Material Utilizado

  • Tubo de vidro selado com água e bolha de ar
  • Suporte de vidro com figura “CHICO RALA COCO”

Equipamento doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA. 


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página