Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mecânica dos Sólidos > Roda de bicicleta
Início do conteúdo da página
Mecânica dos Sólidos

Roda de bicicleta


Descrição

Trata-se de uma roda de bicicleta comum, com aro e pneu cheio de ar. Numa das extremidades do eixo tem uma cordinha na qual podemos segurar e suspender a roda. Quando giramos roda, segurando pelo eixo, estamos exercendo um torque, que é responsável por criar momento angular, cujo vetor está na direção do eixo de rotação. Suspendendo a roda pela cordinha e soltando o outro lado do eixo, a roda não cai, mas começa a fazer um movimento de precessão. O peso da roda com relação ao ponto de suspensão cria um torque que tem direção e sentido da variação do momento angular, fazendo a roda precessionar. É um experimento essencial para a compreensão de conceitos como força, torque, momento de inércia, momento angular, etc. Pode-se também experimentar as variações do momento angular juntamente com uma plataforma ou cadeira giratória. Também podemos experimentar os movimentos não intuitivos na direção de uma motocicleta ou bicicleta em alta velocidade, na hora de fazer uma curva, que é o contraesterço.


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Pode-se abordar rotação de corpos rígidos, torque, momento angular, leis de Newton, precessão e conservação do momento angular.


Material Utilizado

  • Roda de bicicleta com manetes adaptados em seu eixo
  • Fio

Links Relacionados

Artigos em Português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em Português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página