Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Mecânica dos Sólidos

MRU


Descrição

O aparato experimental é composto por uma mangueira plástica transparente, contendo uma esfera de aço e uma bolha de ar imersos no óleo de soja. Utilizou-se massa epóxi para vedar a mangueira, que foi fixada numa tábua com fita métrica. Este experimento permite fazer estudos de movimento retilíneo e uniforme de dois móveis, que se deslocam em sentidos contrários. Ao inclinar o conjunto, a esfera desce por ser mais denso que o óleo, ao contrário da bolha de ar. Logo após iniciarem o movimento, devido ao atrito viscoso de arrasto, atingem a velocidade limite e caminham em velocidade constante. Podemos construir tabelas da posição em função do tempo e a partir daí, determinar a equação horária do movimento, de ambos os móveis. Por meio destas equações, pode-se determinar o instante e a posição de encontro, caso elas saiam simultaneamente das posições iniciais. Para facilitar esta tarefa, podemos usar um ímã para segurar a esfera no ponto inicial e soltá-la quando a bolha passar pela sua posição inicial.


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Pode-se abordar velocidade, aceleração, densidade, viscosidade, peso, empuxo, força de arrasto, MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) e MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado). 


Material Utilizado

  • Suporte de madeira
  • Pedaço de mangueira transparente
  • Uma esfera
  • Massa epóxi
  • Fita métrica ou régua
  • Abraçadeiras
  • Óleo de soja

Links Relacionados

Artigos em português

Artigos em outros idiomas

Vídeos em português

Vídeos em outros idiomas

Fim do conteúdo da página