Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mecânica dos Sólidos > Colisões de moedas
Início do conteúdo da página
Mecânica dos Sólidos

Colisões de moedas


Descrição

Usando simplesmente algumas moedas pode-se demonstrar conceitos importantes envolvidos em colisões, tais como a conservação de momento, conservação de energia, atrito etc. Podemos começar com duas moedas idênticas. Mantendo uma delas em repouso e lançando a outra contra ela, fazendo-a colidir frontalmente, podemos observar que após a colisão, moeda que estava em repouso sai praticamente com a mesma velocidade da outra moeda. Por sua vez, a moeda que estava em movimento, para imediatamente após a colisão. Ainda usando duas moedas idênticas, podemos fazer uma colisão bidimensional (uma colisão não frontal). Neste caso, podemos ver que após a colisão, ambas as moedas saem em direções perpendiculares entre si.

Outras variações podem ser experimentadas, por exemplo, usando moedas com massas diferentes, ou enfileirando conjuntos de moedas de mesma massa ou com massas diferentes. Pode-se experimentar inúmeras combinações interessantes.


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Pode-se abordar conservação da quantidade de movimento ou momento linear, colisões, impulso, forças impulsivas, transformação e dissipação de energia.


Materiais utilizados

  • Moedas diversas

Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em Português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página