Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Física Térmica > Pássaro bebedor I
Início do conteúdo da página
Física Térmica

Pássaro bebedor I


Descrição

O princípio de funcionamento baseia-se no resfriamento provocado pela evaporação da água contida nos “pelinhos” (flocagem) que recobre a cabeça do passarinho.  É o mesmo fenômeno que ocorre quando resfriamos o nosso corpo por meio da perda de calor pela evaporação do suor, em dias muito quentes. Isto é chamado de calor latente de vaporização, que no caso da água, vale aproximadamente 540cal/g, ou seja, cada grama de água necessita de 540 calorias para mudar de estado físico (líquido para vapor). Com o calor perdido pela evaporação, a cabeça fica mais fria.

Resfriando-se a cabeça, diminui-se a pressão do vapor em seu interior, pois parte deste vapor se condensa,  fazendo subir o líquido volátil (diclorometano) que o passarinho contém.  À medida que o líquido sobe, o centro de massa é deslocado para cima, o que faz o passarinho tombar sobre o copo d’água, umedecendo novamente a cabeça, por meio do bico.  Mas, quando ele “tomba”, a parte inferior do tubinho é liberada do líquido (começa a subir vapor) e o diclorometano desce pela ação da gravidade, deslocando novamente o centro de massa para baixo, fazendo-o voltar para a posição inicial.

Dessa forma, o passarinho funciona como uma máquina térmica, onde a fonte quente está na parte inferior e a fonte fria, na cabeça do passarinho. O ciclo irá se repetir enquanto a cabeça do passarinho estiver úmida e houver perda de calor para o ambiente, pela evaporação. Caso o bico não alcance mais a água do copo, o passarinho irá parar de funcionar, pois a cabeça irá secar.

O passarinho funciona bem em dias quentes e com pouca umidade relativa e quase para de funcionar em dias muito úmidos e frios.


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Pode-se abordar equilíbrio, centro de massa, torque, temperatura e sua variação, trocas de calor, pressão e movimento por diferença de pressão.


Material Utilizado

  • Passarinho feito em vidro borossilicato selado, contendo diclorometano, nos estados líquido e vapor
  • Suporte
  • Copo com água

Equipamento doado por Claudio Hiroyuki Furukawa para o Laboratório de Demonstrações da UFPA.


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página