
Descrição
O aparelho usado nesta demonstração é formado por um núcleo de ferro laminado em forma de U que, em torno de um dos seus braços, tem enrolada uma bobina de fio condutor esmaltado. Em torno do outro braço do núcleo é colocado um anel condutor, fechado e contínuo. Quando, com a ajuda de um interruptor, se faz circular uma corrente alternada pela bobina, é gerada sobre o anel, uma força vertical para cima. Dependendo da intensidade desta força o anel pode chegar a levitar ou até ser arremessado violentamente para fora do núcleo de ferro, transformando-se assim, a energia eletromagnética em energia mecânica.
Explicação: De acordo com a lei de Ampére, a corrente que circula pelo fio da bobina gera um campo magnético em torno do fio. Os campos magnéticos de cada volta do fio se somam e se reforçam no interior da bobina, criando lá um campo magnético mais intenso e concentrado. A baixa relutância magnética do núcleo de ferro concentra a maior densidade do fluxo magnético no seu interior. Sendo alternada a corrente que circula pela bobina, o fluxo do campo magnético, no núcleo de ferro, que passa pelo interior do anel, também é alternado e por causa da lei de Faraday, produz uma força eletromotriz (FEM) também alternada ao longo do anel. Se o anel é condutor e fechado, esta FEM produz uma corrente alternada no anel que, como a FEM, tem uma intensidade proporcional à taxa de variação do fluxo magnético no tempo. De acordo com a lei de Lenz o sentido desta corrente induzida é aquele que gera um campo magnético que se opõe à variação do fluxo magnético que a gerou. Assim, quando o fluxo magnético, gerado pela bobina diminui, o fluxo magnético gerado pelo anel, para compensar esta diminuição, tem o mesmo sentido e o anel é atraído . Por outro lado, quando o fluxo magnético gerado pela bobina aumenta o fluxo magnético gerado pelo anel, para compensar este aumento, tem sentido oposto e o anel é repelido. Se a corrente induzida no anel dependesse apenas da variação do fluxo magnético gerado pela bobina (e se essa variação for senoidal) então, em média, essa repulsão e atração se cancelam entre si (a diferença de fase entre uma função senoidal e a sua derivada e de um quarto do período, fazendo com que o tempo durante o qual a força sobre o anel é atrativa seja igual ao tempo durante o qual a força é repulsiva). Assim, a força que pode arremessar o anel para fora do núcleo vem principalmente da autoindutância do anel. A corrente induzida no anel sofre uma defasagem extra, além do quarto de período, devida à FEM gerada pela variação do fluxo magnético gerado pelo próprio anel. Esta defasagem extra entre a corrente do anel e a corrente da bobina faz com que o tempo durante o qual a força sobre o anel é repulsiva seja maior do que o tempo durante o qual a força é atrativa.
Quando trocamos o anel condutor fechado por um anel menos condutor, a corrente induzida será menor e consequentemente a força repulsiva sobre o anel também, fazendo com que o anel apenas levite, sem ser arremessado. Quando colocamos um anel quebrado, com uma descontinuidade que impede a circulação da corrente pelo anel, a força repulsiva desaparece.
Conceitos e Princípios Físicos Abordados
Neste experimento abordam-se conceitos sobre corrente alternada, campo magnético variável, atração e repulsão de pólos magnéticos e lei de Lenz.
Material Utilizado
Links Relacionados
Artigos em português:
- Anel saltitante - Laboratório de Demonstrações, USP
- Anel Saltante - Instituto de Física - UnB
- Explicação qualitativa do "anel de Thomson". Como ocorre a "levitação magnética"? - Rev. Bras. Ensino Fís. v.25 n.1 São Paulo 2003
- Anel de Thompson (Anel Saltante) - Azeheb
- Conjunto Anel de Thomson, alto, Anel Saltante - Cidepe
- Lang da Silveira Fernando e Axt Rolando R.B.E.F., vol. 25, no. 1, Março, 2003
Artigos em outros idiomas:
- Lenz’s Law – Jumping Ring - UC Santa Cruz Physics Demo room
- “Jumping Ring” electromagnet - The Wonders of Physics, University of Wisconsin -Madison
- Thomson's Ring - Nagoya City Science Museum
- Unveiling the physics of the Thomson jumping ring - Cornell University - Versão do ArXiv
- Unveiling the physics of the Thomson jumping ring - American Journal of Physics 83, 341 (2015) - Verão publicada
- A pulsed jumping ring apparatus for demonstration of Lenz’s law - American Journal of Physics 69, 911 (2001)
- A Demonstration of Lenz' Law? - American Journal of Physics 39, 285 (1971)
- Thomson’s Jumping Ring Over a Long Coil - The Physics Teacher 56, 176 (2018)
- Simulation of the Thomson Ring Experiment - Max Bigelmayr
- Celso L. Ladera; Guillermo Donoso Am. J. Phys. 83, 341–348 (2015)
- Rondo N. Jeffery , Farhang Amiri Weber State University, Ogden, UT Phys. Teach. 56, 176–180 (2018)
- Chiu-king Ng Phys. Teach. 60, 376–379 (2022)
Vídeos em português:
- Experimentando: Anéis saltantes I /Jumping rings I / Thomson rings I - Laboratório de Demonstrações - UFPA (YouTube)
- Experimentando: Anéis saltantes II / Jumping rings II / Thomson rings II - Laboratório de Demonstrações - UFPA (YouTube)
- Experimentando: Anéis saltantes III / Jumping rings III / Thomson rings III - Laboratório de Demonstrações - UFPA (YouTube)
- Lei de Lenz: transformador - anel saltante - Física do Ensino Médio (YouTube)
- Anel Saltitante: o Fenômeno da Levitação - Física na Prática (YouTube)
- Anel de Thomson - Anel contínuo - Werveson Reis Silva (YouTube)
- EETeen Anel de thompson - Engenheirando (YouTube)
Vídeos em outros idiomas:
- Faraday's Law Demo: Thompson Coil - Physics Demos (YouTube)
- Physics Demo -- Jumping Ring - mittechtv (YouTube)
- Ring Jump Demonstration - FSE elearning (YouTube)
- Physics Lab Demo 11: Jumping Ring - CarletonPhysics (YouTube)
- Anillo de Thomson / Thomson's ring - PIE UCM (YouTube)
- Levitating Barbecue! Electromagnetic Induction - Veritasium (YouTube)
- Teenage Scientists Aka Schoolboy Science Lecture (1962). British Pathé (YouTube)
Redes Sociais